Blog

SEO: mitos sobre o ranqueamento de sites

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que na tradução significa otimização para motores de busca. Como muitos já sabem, é uma estratégia de marketing digital utilizada para ranquear bem um site no Google, assim, aumentando o tráfego orgânico. 

Acontece que o tema é cercado de dúvidas e acabam surgindo tantas informações que dificulta saber o que é certo e o que é errado. Por isso, nós preparamos este conteúdo com os mitos sobre SEO mais espalhados por aí. Lembrando que nos baseamos em conhecimentos confirmados por porta-vozes do Google. Vamos lá?

Google Ads e SEO são ideias diferentes

Muita gente pensa que as técnicas de SEO são baseadas no Google Ads, mas, na verdade, não existe relação direta. A otimização de sites não se associa em anúncios pagos para determinar a relevância nos resultados de pesquisa. 

Portanto, anunciar no Google não faz com que um site seja melhor posicionado na busca orgânica.

Curtidas e menções em redes sociais não impactam no ranqueamento

Outra ideia bem comum é acreditar que as classificações de buscas usam dados de popularidade, de cliques e menções em redes sociais. Essas informações são usadas somente nos algoritmos das próprias mídias. Ou seja, não são aproveitadas no ranqueamento de páginas dos buscadores.

Dados individuais de um usuário do Chrome não são considerados

Após a chegada das novas métricas de Core Web Vitals, a experiência do usuário em sites passou a ser um fator de classificação do Google e, consequentemente, impactar as posições.

Essa mudança foi denominada de atualização do Google Page Experience e avalia a experiência do usuário em uma página, conforme sua usabilidade. É levado em consideração pontos como carregamento do site, compatibilidade com dispositivos móveis, execução em HTTPS, presença de anúncios intrusivos e por aí vai.

Por isso, é importante otimizar, também, o tempo de carregamento do site, o qual pode ser detectado pela consultoria SEO. No entanto, os dados individuais do Google Chrome de cada usuário não são vistos com esta finalidade.

Contagens de palavras é determinante?

Um dos maiores mitos sobre SEO. O próprio Google já desmentiu a informação. O texto com mais palavras não necessariamente vai conseguir o melhor ranqueamento. O que importa mesmo é a qualidade do conteúdo, que engloba informação completa, ideias originais e boa estrutura.

Um texto de dois mil caracteres, por exemplo, pode abordar todas as dúvidas dos usuários e ser considerado um conteúdo relevante.

Idade do domínio

No universo do SEO, idade do domínio é mais um número do que um sinal de qualidade. Um site com 20 anos e pouco conteúdo não garante melhor desempenho contra um site com 5 anos e vários textos de qualidade.