Blog

O que é e como funciona a busca orgânica

Blog

É fato que a busca orgânica é capaz de trazer muita credibilidade para a sua empresa. Inclusive, estudos indicam que 73% dos usuários de sites de pesquisa, como o Google e o Bing, dão preferência para páginas que aparecem primeiro naturalmente. Ou seja, aqueles que não têm link patrocinado.

A informação é reforçada, ainda, por uma pesquisa do IBOPE. Segundo o levantamento, 36% das pessoas consideram as empresas que figuram no topo dos buscadores, autoridades no segmento em que atuam. Agora, entenda o que é busca orgânica e como conseguir esse destaque!

Busca orgânica: o que é?

Ao fazer uma pesquisa e digitar a palavra referente ao que precisa, diversos links são sugeridos. Os primeiros referem-se aos anúncios pagos, que por trás têm um investimento das empresas para aparecer logo no topo da página. 

Já os que vêm em seguida são provenientes da famosa busca orgânica. Eles ocupam posição de destaque porque o buscador considera seus conteúdos relevantes.

Como ter destaque na busca orgânica?

  • Escolha as palavras-chave corretas

É por elas que toda pesquisa começa, sendo fundamental escolher os termos que estejam relacionados ao seu ramo de atividade e que tenham bastante buscas. Há diversas ferramentas que auxiliam a localizar as palavras-chave ideais, tanto gratuitas quanto pagas.

  • Invista em SEO

O SEO, Search Engine Optimization, trata-se de uma estratégia usada para o desenvolvimento de sites e para produção de conteúdos. É essencial para que os sites consigam um bom ranqueamento. Uma empresa pode optar, primeiramente, por contratar uma consultoria SEO.

  • Produza conteúdos relevantes

Os conteúdos produzidos são um dos principais fatores para ir bem na busca orgânica. Quanto mais interessantes eles forem, mais chamam a atenção do público e, consequentemente, da plataforma.

  • Tenha um site responsivo

Caso o seu site não for responsivo, causar dificuldade para abrir em smartphones ou tablets e apresentar outros problemas do tipo, o tempo de permanência cai consideravelmente. Isso manda por água abaixo todo o processo de otimização feito anteriormente.

O benefício de aparecer nas primeiras posições

Como dissemos, a busca orgânica dá mais credibilidade para uma marca. Para perceber isso, basta um exercício: olhando para a tela de pesquisa do Google, quais links passam mais confiança? Os primeiros não patrocinados ou os que estão em último lugar?

Bem como você, o público tem a confirmação de que a empresa que está no topo é a melhor para atender as necessidades dele, aumentando as chances de atrair novos clientes. Um belo artifício do marketing digital.