Otimização de Sites SEO

Visibilidade, leads e experiência do cliente

Busca Orgânica Google

O trabalho de otimização de sites para o Google utiliza técnicas de SEO para melhorar o rankeamento de websites dentro do buscador. Seguindo critérios de relevância para os algoritmos e para a experiência do usuário, a otimização de sites se atém a itens como tecnologia, usabilidade e produção de conteúdos otimizados para nutrição de internautas e posicionamento.

A cada minuto, o Google está indexando páginas de empresas, blogs pessoais e conteúdos  dos mais variados segmentos. Alcançar uma boa posição nos resultados orgânicos, nem de longe é um processo simples ou automatizado. Na verdade, são necessárias aplicações de diversas técnicas do Search Console Optimization de acordo com as políticas do Google.

Fale com um especialista em SEO!

Preencha o formulário e descubra o podemos fazer pelo seu negócio. Em breve entraremos em contato.

Ignorar os aspectos que fazem diferença para os algoritmos, na hora de fazer um conteúdo para o site ou blog da empresa, pode fazer com que um domínio fique mal posicionado ou seja completamente excluído da busca Google.

Anualmente, o Google destina grande parte dos seus recursos em investimentos em tecnologia para eliminar páginas de conteúdos digitais duplicados ou que vão de encontro com a sua política de uso. Mais de 880 milhões de endereços de sites com conteúdo ilegal são denunciados anualmente. Desses, 95% são excluídos, segundo informações do próprio buscador. 

Considerando que mais da metade da população mundial está conectada à internet, este ambiente não pode ser negligenciado na estratégia de marketing empresarial.

O levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas, apontou que 3,9 bilhões de pessoas no mundo todo possuem acesso à rede. No Brasil, 46,5 milhões de domicílios estão conectados, 67% do total, segundo a pesquisa TIC Domicílios de 2019. 

Os buscadores são a porta para que todos estes tipos de serviços e produtos sejam encontrados pelos consumidores.  Dados do IBOPE NetRatings, revelam que 80% dos brasileiros utilizam algum mecanismo de busca a cada mês. Na América Latina, o Brasil é considerado o país que apresenta o melhor desempenho em compras online.

Um estudo de 2019  da empresa de pesquisas E-Marketer, revela que a os países latino-americanos são os que têm maior expansão em pagamentos eletrônicos.  O Brasil é o país em que o comércio eletrônico está mais presente: 15% dos que realizam compras online fazem pelo menos uma transação a cada três dias, e 21% recorrem ao e-commerce uma vez por semana

O Google pode ser considerado hoje a solução mais prática e eficaz para encontrar uma uma empresa ou um produto em poucos minutos na internet. A consultoria norte americana Visual Capitalist estima que em apenas um minuto 3,8 milhões de buscas são realizadas no buscador.

Para conseguir apresentar milhões de páginas em poucas palavras digitadas, a ferramenta de pesquisa trabalha com bancos de dados extensos e inteligentes, ordenados de acordo  com combinações de palavras-chave, formando assim uma grande enciclopédia dinâmica.

Entenda como funciona a otimização de sites

O Google possui critérios específicos que funcionam como balizadores para seus robôs (algoritmos) façam a coleta de dados e criem uma ordem de prioridades de websites. A otimização de sites tem como objetivo reconhecer quais das predefinições estabelecidas pelo Google não estão sendo atendidas dentro do website para então traçar estratégias on page e off page para que as primeiras posições sejam alcançadas.

A otimização de um site é feita de forma completamente individualizada. Desenvolvedores, analistas e redatores – todos especialistas em SEO para Google – utilizam as tendências do momento para posicionar um site de acordo com a tecnologia recente e com padrões comportamentais do público-alvo

Atualmente o  Google é líder entre os mecanismos de busca. Aproximadamente 97% dos brasileiros utilizam e preferem o buscador, segundo dados da empresa de análise de tráfego StatCounter.

Os critérios do rankeamento do Google combinam elementos como relevância e autoridade do site, para definir as colocações das páginas de busca. Enquanto a relevância trata sobre a relação do termo pesquisado com o assunto tratado na página, a autoridade de um site é medida por meio links  (backlinks) de outros websites que fazem referência àquele conteúdo – quanto maior e de mais qualidade a referenciação externa, mais o site ganha relevância para o Google.

Otimização de Sites na Webfoco

Na Webfoco possuímos um jeito único para executar o projeto de SEO de cada cliente. No primeiro momento, são realizados estudos sobre o segmento e sobre a história da organização. Os objetivos são: alinhar expectativas, compreender os hábitos de pesquisa do público-alvo e analisar os pontos críticos que necessitam de correções dentro do website.

O ciclo de SEO dentro da Webfoco passa por três pilares igualmente importantes para o Google: Tecnologia, Conteúdo e Link Building

Consultoria de SEO Pontual ou 360º

A otimização de site pode ser realizada de forma pontual ou contínua. É importante lembrar que os algoritmos do Google passa por constantes atualizações e isso impacta diretamente nos resultados da busca orgânica. A consultoria de SEO, seja em qualquer uma das opções: pontual ou contínua,  precisa ter uma periodicidade para análises e correções. Confira as opções deste serviço que você encontra em nossa agência.

Descubra qual o melhor projeto para você, entre em contato

entre em contato

Por que a Otimização de sites?

A otimização de sites agrega valor a médio e longo prazo a uma organização, mas uma empresa cujo posicionamento orgânico está entre os primeiros, ganha mais confiança em seus produtos e serviços pelos usuários e aumento de CTR.

Além disso, a criação de conteúdos de SEO é eficaz para engajar usuários e melhorar a percepção público-alvo perante a marca.

Cases de SEO da Webfoco

O desejo de ficar na primeira posição do Google é a principal força motivadora para a implementação de um projeto de SEO. Na Webfoco conseguimos muito mais do que uma boa posição no buscador, e é exatamente isso que nossos cases obtiveram: aumento no número de acessos, crescimento exponencial de autoridade do site, melhoria nas estratégias de branding e leads qualificados.

           

FAQ

Perguntas Frequentes de otimização de sites

1. Quanto custa o serviço de otimização?

O trabalho de otimização de sites pode ser executado em um projeto de SEO 360º ou de forma pontual. A escolha do plano é o primeiro fator que pode influenciar no preço de otimização de sites. No entanto, é importante pontuar que o trabalho do SEO exige a dedicação de uma equipe com análises minuciosas, portanto, tudo depende de cada caso.

A Webfoco está à disposição para encontrar a melhor alternativa para você e identificar qual opção de consultoria de SEO é mais rentável de acordo com seu segmento.

2. Por que contratar agência e não um freelancer?

O trabalho com uma agência de marketing digital de SEO garante contato com profissionais certificados e a proteção por um contrato assinado. Em outras palavras, a expertise de profissionais  confere muito mais confiabilidade na entrega de tarefas e no cumprimento de prazos. A Webfoco trabalha com as principais ferramentas de análises pagas para entregar os melhores resultados a seus clientes.

3. Quanto tempo demora para aparecer na primeira posição do Google?

Existem casos e casos, afinal cada segmento tem um nível de dificuldade diferente.  Aqui em nossa agência de marketing, alguns cases começaram a apresentar resultados com apenas 3 meses de projeto, mas, em geral, os resultados começam a ser colhidos após 6 meses de implementação.

4. Depois que atingir a primeira posição do Google, não preciso mais da otimização de site?

O posicionamento orgânico do Google sofre variações diárias. Por isso,  é importante que a otimização de um site seja constante. Para permanecer no primeiro lugar é necessário fazer o acompanhamento da concorrência, analisar o desempenho de cada palavra-chave periodicamente e identificar erros de tecnologia que podem aparecer.

5. Como a consultoria de SEO ajuda as estratégias de marketing digital?

Quem já trabalha com anúncios Google pode alinhar os objetivos dos anúncios pagos com a otimização de sites SEO

Trabalhar palavras-chave mais caras no Ads, no  SEO, é uma forma de não ficar refém da variação de preços no leilão e conseguir resultados tanto na busca orgânica quanto nos links patrocinados.

Descubra qual o melhor projeto para você, entre em contato

entre em contato