Blog

Os pilares do SEO on-page

O marketing digital está por trás da maioria das empresas de sucesso na internet. Afinal, para uma marca se destacar no mundo online, precisa ser encontrada com facilidade pelos usuários. Normalmente, tal encontro se dá através de plataformas de busca, como Google, Yahoo e Bing. Sendo assim, torna-se fundamental conhecer as técnicas de SEO.

O SEO (Search Engine Optimization) faz com que mais pessoas achem um site ou um conteúdo, visto que seu objetivo é deixar o site mais atraente para o algoritmo dos buscadores. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível. Por isso, listamos os três principais pilares do SEO on-page, realizado nas páginas de web.

Acompanhe a leitura e confira!

Palavras-chave no conteúdo

As palavras-chave são termos digitados na barra de busca quando um usuário está procurando por algo. Então, se alguém digita “churrascaria em Porto Alegre”, essa é a palavra-chave. Ela é usada pelo Google para encontrar resultados relevantes, que cessem e satisfaçam a necessidade da pessoa que faz a pesquisa.

Portanto, ao abordar um assunto em uma página, é indispensável que você se pergunte: quais são as palavras-chave que podem guiar um usuário até o meu conteúdo? Existem ferramentas de marketing digital, como Google Trends SEMrush, que auxiliam nessa missão e mostram o que o mundo está pesquisando,

Depois, basta escolher os termos e incluí-los no texto do corpo da página. O ideal é repetir no mínimo três vezes, de forma que fique natural.

Design responsivo

Não é novidade nenhuma que o Google prioriza sites que funcionam bem em todos tipos de dispositivos. Desse modo, é interessante apresentar um design responsivo, isso é positivo para o SEO interno. Afinal, esse estilo de design forma páginas capazes de se ajustar a diferentes tamanhos de tela, inclusive para usuários de smartphones e tablets.

O design responsivo também tem relação com a funcionalidade do site. Endereços que costumam travar muito ou são repletos de anúncios tiram a credibilidade da empresa. Mesmo que os conteúdos sejam bem escritos e relevantes, as chances de uma pessoa parar para ler são bastante inferiores.

Portanto, é crucial investir em profissionais que saibam como gerenciar um site e realizar as devidas manutenções. Um site limpo, sem poluição visual e harmonizado atrai aqueles que procuram por conteúdos relevantes e desejam consumir produtos ou serviços de empresas sérias.

Inclusão de imagens

A inclusão de imagens em uma página é bem importante para a estratégia de SEO. A razão? O Google tem outro recurso de busca, o Google Imagens, que trabalha em cima de elementos visuais. Dessa forma, caso tenha imagens que se ligam a uma palavra-chave, ao invés de apenas texto, a probabilidade da página ser acessada é maior. Consequentemente, multiplica o seu alcance.

Bom, ninguém melhor que a Webfoco para alavancar o SEO do seu site! Aqui, realizamos um trabalho de excelência em busca orgânica, bem como uma excelente consultoria SEO.