Blog

Entenda o que é o Marketing de Performance

Não é novidade nenhuma que hoje existem novas mídias e novas formas de se comunicar com o público. São desdobramentos da publicidade que vieram para ficar no universo mercadológico. Nesse contexto, quem está ganhando destaque é o Marketing de Performance. Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre!

Afinal, o que é Marketing de Performance?

O Marketing de Performance é, basicamente, um Marketing Digital em que todas as ações são focadas em resultado, a partir de uma análise de dados. O objetivo é avaliar o retorno do investimento realizado em mídias sociais. 

Através de uma análise criteriosa, é possível checar o desempenho de cada um dos anúncios e métricas específicas. Entre os índices, podemos citar CPC, CPA e CPL. São utilizadas diferentes ferramentas e plataformas para acompanhar os efeitos dos anúncios.

Principais KPIs desse tipo de marketing

  • Impressões: diz respeito à quantidade de vezes que seu anúncio foi exposto para o público. A métrica é separada por canal (Instagram, Facebook e Google Ads)
  • Cliques: é comparado o número de impressões com a taxa de cliques de cada peça.
  • Engajamento: uma métrica indispensável nas redes sociais é o engajamento da publicação. O índice mostra quantas interações teve uma certa publicação desde a sua postagem. São considerados: curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos.
  • Leads: o aumento do número de leads gerados é, quase sempre, o principal intuito das campanhas de Marketing Digital. Leads são potenciais clientes que manifestam interesse em receber um orçamento da sua empresa, assinar newsletter ou fazer o download de um conteúdo, exemplificando.
  • Novos clientes: quando a quantidade de novas comercializações cresce, significa que o time de vendas e o marketing estão alinhados. Ou seja, o processo está surtindo efeito.
  • Mídia paga e mídia orgânica: conceitos comuns quando falamos de Marketing de Performance. Eles se relacionam à medida que o tráfego orgânico aumenta e permite a redução de custos em mídias pagas.

Benefícios do Marketing de Performance?

Um dos principais benefícios do Marketing de Performance é a possibilidade de acompanhar os números dos seus anúncios digitais em tempo real e, assim, realizar alterações rápidas a qualquer momento, de modo a melhorar os resultados. Além disso, dá para ter um resultado palpável analisando todas as ações realizadas dentro de uma mesma campanha. Desse modo, uma prática bastante comum é a comparação entre canais, anúncios e campanhas diferentes.

A Webfoco é especialista no assunto. A empresa referência do ramo implanta uma estratégia para atuar com inteligência em cima dos negócios e dados, gerando resultados satisfatórios!