Blog

Importância de uma consultoria SEO para o seu negócio

Blog

Não é novidade para ninguém que o mundo está cada vez mais voltado para o digital. As ferramentas tecnológicas já são abundantemente utilizadas pelos negócios, principalmente após o início da pandemia, que acelerou o processo. Segundo a pesquisa Presença Digital da HostGator, 97% das empresas têm presença no ambiente online. Aí, entra a consultoria em SEO.

Em meio à tanta concorrência, é necessário encontrar caminhos para se destacar. Nesse sentido, o SEO é crucial, pois visa o melhor posicionamento de um site nos resultados de pesquisa do Google, Bing ou qualquer outro buscador.

O que faz uma consultoria em SEO?

O objetivo principal da consultoria SEO consiste em analisar, avaliar e direcionar a estratégia adotada por uma empresa no que diz respeito à otimização de um website. A ideia é orientar o alcance do melhor desempenho possível. 

Com a ajuda de profissionais especializados, uma organização consegue otimizar o desempenho de suas páginas e, como consequência, aumentar a relevância de sua marca virtualmente. Afinal, inúmeras empresas ainda carecem de uma estratégia digital eficaz e acabam se promovendo sem resultados objetivos e mensuráveis.

Benefícios de contratar o serviço

O consultor SEO apresenta resultados mais efetivos para sua empresa, trazendo recomendações para o crescimento e economia de tempo. Isso porque visa aumentar as vendas e a posicionar melhor um determinado endereço nos mecanismos de busca, destinando os investimentos de marketing digital com um ótimo custo-benefício.

Resumindo, o serviço mostra as estratégias mais eficientes para o negócio fazer um melhor uso de seus recursos.

Etapas da consultoria

Como funciona na prática? Confira as principais etapas do processo!

  • Análise de performance

O primeiro passo é compreender o desempenho do trabalho de otimização que já está sendo feito. A partir de então, é possível identificar pontos de melhoria para a estratégia.

  • Análise de concorrentes

Agora, deve-se ver qual o desempenho da concorrência. Você concorre por clique com os seus concorrentes constantemente, assim, identificar os pontos fortes e fracos de quem é preciso superar se faz essencial.

  • Planejamento estratégico

Com as informações em mãos, fica mais simples criar um direcionamento a ser seguido. É o que chamamos de planejamento estratégico de SEO. Nesse momento, são definidas as técnicas de SEM (Search Engine Marketing) mais eficientes, quais devem ser substituídas e os principais caminhos a serem tomados objetivando uma melhora de desempenho.

  • Criação de conteúdo

Em determinados casos,  a consultoria de SEO pode prestar serviços em relação ao Marketing de Conteúdo. Ou seja, produzindo materiais para aumentar a relevância da sua marca e gerar tráfego orgânico, por exemplo. 

  • Link building

O link building, que serve para dar autoridade à uma página, também pode ser incluído no serviço. Aqui, busca-se links direcionando para um site, aumentando sua relevância aos olhos dos motores de busca.

A consultoria em SEO pode variar conforme com os objetivos da empresa, sendo peculiar cada situação. Fato é que se trata de um trabalho, feito pela Webfoco + Pippe, que ajuda negócios a se destacarem no competitivo cenário mercadológico da internet.