Blog

Conheça os princípios do Marketing

Blog

É fato que a publicidade não é mais a mesma após o surgimento do universo digital. Surgiu, por exemplo, SEO e Google Ads. No entanto, existem princípios do marketing que ainda permanecem vivos e intactos. Tais fundamentos são usados até hoje como uma fórmula básica para analisar um negócio e assegurar que ele esteja aproveitando todo seu potencial em relação à propaganda.

Independentemente da experiência do profissional, é extremamente importante conhecer esses princípios básicos para desenvolver estratégias e ações. Eles foram pensados na década de 1960 visando o desenvolvimento de empresas. Hoje, é o primeiro passo para atingir eficácia e engajamento.

Produto

O primeiro princípio de marketing diz respeito aos bens ou serviços que o seu negócio oferece. Desse modo, qualquer item colocado à venda, que gere receitas para sua organização, é considerado produto. Entendê-lo é crucial para guiar as estratégias da marca.

É preciso compreender de que maneira a solução que você oferece pode resolver uma dor, uma necessidade do consumidor. Claro, sabendo quais são os benefícios que ela causa. Para tanto, busque avaliar como as pessoas enxergam seu produto.

Preço

O preço também é essencial para acarretar bons resultados para as ações de sua organização. Com a definição de metas e alinhamento dos objetivos, é possível ajustar tal elemento estrategicamente.

Por exemplo, consegue-se estabelecer o preço conforme a percepção dos clientes sobre o produto vendido. Portanto, se quer cobrar um valor mais elevado, é necessário apostar em táticas que aumentem o prestígio do que você oferece. Nesse contexto, pode ser usada publicidade, gatilhos mentais e investimento em melhoria contínua.

Lugar

O “lugar” se relaciona com a facilidade com a qual os consumidores conseguem comprar os produtos. Dá, exemplificando, para realizar compras online dos itens que oferece? Em quais espaços geográficos costuma fazer as ofertas? Isso deve ser considerado para dar mais clareza às pessoas que procuram pela empresa. 

Promoção

Aqui, entram todos os métodos que sua marca tem para fazer a comunicação com os clientes. Ou seja, engloba as táticas como publicidade, marketing digital, conteúdos, ofertas e email marketing. Todas as formas servem para realizar suas promoções e facilitar a interação com a persona.

Pessoas

O princípio relacionado às pessoas surgiu devido às mudanças no comportamento dos consumidores. Hoje, as pessoas têm grande importância na construção de negócios, seja como clientes, fornecedores ou membros de uma equipe. Cada um desempenha um papel crucial para o progresso da empresa, bem como para a criação de soluções que suprem uma demanda de mercado.

Embalagem

Sem dúvidas, o design e a identidade visual da marca são elementos relevantes tendo em vista a fidelização do público. Sendo assim, a transmissão de informações e mensagens por meio de embalagens faz parte dos princípios de marketing atualmente.

Evidências

O último princípio, denominado “evidências”, deve estar presente em estratégias que querem atingir resultados cada vez melhores. As evidências conseguem alterar a percepção de valor de seus clientes e, naturalmente, ajudam a otimizar as receitas.

Por fim, concluímos que ao adotar tais ideias em suas estratégias, você conta com o conhecimento refinado por décadas. Desse modo, é possível melhorar as soluções oferecidas ao público, otimizar seus processos internos e ainda ajustar a comunicação com a audiência. Não à toa, os princípios sempre são empregados pelas melhores agências de marketing, como a Webfoco + Pippe.

A agência, reconhecida em seu ramo de atuação, realiza trabalhos envolvendo consultoria de SEO e marketing de performance.