Blog

Alt text: otimizando imagens para SEO

Blog

Elaborar um blog post não é tão simples. São inúmeros detalhes para pensar na hora de conceber o texto, como palavras-chave, formatação, técnicas de SEO e por aí vai. O problema é que, muitas vezes, esquecemos de dar a devida atenção para as imagens, que também precisam ser otimizadas. Se você ignora alt text, título, tamanho e legenda, recomendamos mudar esse pensamento para já!

No entanto, fique tranquilo, pois vamos te ajudar a compor cada um dos elementos! Acompanhe a leitura e aprenda conosco.

O que é e como criar o alt text 

O alt text consiste em uma descrição dos elementos visuais da imagem que os motores de busca, como o Google, não são capazes de identificar. Ele auxilia no posicionamento da imagem nas pesquisas e, naturalmente, aumenta o tráfego da página.

Para escrever seu alt text, listamos as seguintes orientações:

  • Escreva para um humano, não para o motor de buscas;
  • Quatro a oito palavras são suficientes para descrever a imagem;
  • Não coloque muitas palavras-chave, porque o Google detecta e pode classificar o site como spammer;
  • Seja simples e sucinto;
  • Pense na forma como o alt text se integra ao texto e com a parte onde a imagem está.

Título da imagem 

O título é extremamente importante para o chamado Image SEO, visto que também dialoga diretamente com o Google. O algoritmo do mecanismo de buscas entra em contato com somente dois aspectos da imagem: seu nome e seu alt text. Através deles que você pode indicar do que se trata a foto ou a ilustração. Além disso, o título aparecerá na URL da imagem.

A ideia aqui é colocar as palavras-chave essenciais. Pense mais com a cabeça do usuário que procurará pela foto na internet.

Tamanho da imagem

Bom, quem é do marketing digital sabe que o tempo de carregamento da página influencia para o SEO. Portanto, caso sua página demore para ser carregada, o Google dará preferência para sites do mesmo assunto que sejam mais ágeis. 

Para se ter uma ideia, segundo a própria plataforma, um site com 0.4 segundos de carregamento tem um tráfego 20% maior do que um site com 0.9 segundos. Ou seja, uma coisinha mínima faz toda a diferença. Inclusive, a imagem entra nessa história. O indicado é sempre tentar mantê-la com o menor tamanho possível, sem prejudicar a qualidade.

Para tanto, temos umas dicas:

  • Recorte a imagem no tamanho exato que usará. Entre os aplicativos de edição, sugerimos o Pixlr, o Fotor e o Canva;
  • Retire informações EXIF da imagem para reduzir o peso do arquivo;
  • Não faça o upload de uma imagem que ultrapasse 1 megabyte, exceto que seja absolutamente necessário por algum motivo.

Legenda para SEO 

Por fim, chegamos na legenda. Segundo a empresa KissMetrics, “legendas de imagens são lidas, em média, 300% mais vezes que o corpo do texto em si.”. Trata-se de uma ferramenta poderosa que pode prender a atenção do leitor e levá-lo até seu site. 

A legenda, para ser boa, precisa dialogar com o tema abordado no conteúdo, oferecendo informações que otimizam seu post. Ela é crucial mesmo em anúncios patrocinados com o Google Ads, por exemplo.