Google Shopping

Marketing de Performance

Mais informações para os usuários

Os anúncios do Google Shopping são considerados a vitrine dos e-commerces no Google. Através das campanhas de Google Shopping, as conversões das lojas virtuais são maximizadas e a apresentação de dados como preço e imagem do produto chegam ao usuário de forma rápida e atrativa.

Além de aparecerem na página de resultados orgânicos e pagos do Google, os resultados dessa estratégia também são exibidos na página oficial do Google Shopping. Saiba mais sobre essa alternativa de investimento que, em geral, é uma das que apresenta números positivos em CTR. 

Fale com um representante de Google Ads agora mesmo!

Preencha o formulário e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio. Em breve,  nossos especialistas retornarão o seu contato.

Google Shopping na Webfoco

O Google Shopping entrega opções de produtos para aqueles usuários que estão em busca de informações para comparação de preços, vantagens e que de fato estão interessados em adquirir um produto online. A plataforma apresenta os resultados de forma  organizada,  prática e totalmente eficaz. Segundo a empresa internacional Smart Insights, 85,3% de todos os cliques no varejo online americano vão para o Google Shopping. 

Enquanto estratégia de marketing de performance, o Google Shopping, é interessante pois além dos produtos aparecerem em uma aba específica da plataforma de buscas, também é possível visualizar uma prévia de resultados na página de resultados orgânicos.  

Como funcionam as campanhas de shopping

A principal característica das campanhas de shopping é a  atração de  tráfego focado em compras.  O investimento neste tipo de estratégia de marketing digital, paralelamente às campanhas de Ads, apresenta redução de taxas de abandono e uma experiência de compra assertiva para os usuários que querem informações rápidas e de qualidade.

Para fazer aparecer no Google Shopping, a loja virtual precisa efetuar um cadastro no Google Merchant Center e  enviar o seu catálogo de produtos ou apenas aqueles  produtos que tem interesse em vender no Google Shopping. Os resultados da plataforma são ranqueados de acordo com critérios específicos que, apesar de não serem revelados diretamente pelo buscador, são identificados por qualquer bom especialista em campanhas de anúncios de Google Shopping.

O primeiro ponto que ganha peso na classificação é a riqueza de atributos do produto que são informados no Feed ou via Api.  Cada vez mais as atribuições de imagens ganham relevância para o Google e se tornam um fator de rankeamento. No Shopping, é interessante enviar imagens em alta qualidade e, se possível, apresentar variações de fotos.

A tag title também deve ser utilizada da forma adequada para conseguir boas posições. Fatores de competitividade como: preço e descrição do produto com argumentos que convençam  público-alvo também influenciam nos resultados do Google Shopping.

As campanhas de anúncios só  podem ser iniciadas depois da integração da conta do Google Ads com a Google Merchant Center.  A partir do acesso do Google Ads são feitos os ajustes da campanhas e a definição de lances e valores de orçamento.

Campanhas de Shopping na Webfoco

O primeiro ponto de contato com a equipe Ads será feito para entender a atuação da empresa e alinhar expectativas. Com os objetivos traçados, a equipe dá início ao planejamento para alcançar as conversões desejadas.  Na próxima etapa, o criativo da Webfoco auxilia na criação de peças e finalmente coloca a campanha em veiculação. A periodicidade das correções preventivas e corretivas com a apresentação de reports é definida de acordo com as preferências de cada negócio.

A expertise da Webfoco em Google Ads que já aplicou mais de R$ 50 milhões em mídias Google é sustentada por três pilares fundamentais: tecnologia, análise e excelência em atender o cliente.

Campanhas de Shopping para Google Ads

Os anúncios do Google Shopping são compostos pela foto do produto, preço, título, link direto para página de compra e informações gerais do item. No entanto, para aparecer nos resultados não basta apenas vincular os produtos e esperar que eles apareçam. Somente com visão de mercado e com a aplicação das estratégias de marketing é possível conseguir sucesso em campanhas como esta.

Conheça mais sobre a estratégia Shopping, entre em contato

Entre em contato

Por que investir em Google Shopping?

A localização privilegiada na página de buscas com o fornecimento de informações detalhadas de preço e característica do produto, são  fatores que impactam não somente nos acessos, mas também podem influenciar em outras métricas e KPIS, gerando mais oportunidades de negócio.

Os leads que clicam nos anúncios do Google Shopping estão em um estágio avançado do funil de venda e por isso demonstram interesse real em compra. As lojas que oferecem preços e prazos de entrega competitivos têm  a oportunidade de disputar com grandes nomes do mercado e de obter vantagem com muito mais facilidade.

O remarketing é indispensável em qualquer campanha de Ads para  e-commerce. Uma vez que o Shopping atrai usuários focados em compra, a campanha de remarketing focada neste perfil tende a ser muito mais eficaz.

Cases de Ads da Webfoco

Aumento exponencial em número de acessos, leads e conversões de vendas. A Webfoco atende mais de 40 segmentos diferentes e persegue os principais números em cada um deles. Confira as histórias de sucesso das quais fazemos parte.

           

FAQ

Perguntas Frequentes sobre Google Ads e Shopping

Esclareça suas dúvidas sobre Ads rapidamente. Selecionamos as perguntas mais frequentes para você entender mais sobre o assunto.  Se preferir, entre em contato conosco, estamos à disposição para te ajudar.

1. Posso anunciar no Google Shopping?

Para anunciar no Google Shopping é necessário cobertura de entrega em todo o Brasil. Além disso,  é preciso ter um e-commerce operando de forma adequada e um feed de produtos. 

2. Qualquer tipo de negócio pode anunciar no Ads?

Sim. No  entanto, alguns produtos como medicamentos, artigos que remetem ao termo “bombas” precisam de autorização do time de suporte de  políticas de Google para serem liberados. Outros produtos como: bebidas alcoólicas e produtos de cunho sexual não podem ter o remarketing como estratégia de campanha.

3. Quanto tempo demora para uma campanha de anúncios começar a ser veiculada?

As campanhas de Search são liberadas em poucas horas de acordo com o volume de aprovação do Google. As campanhas da Rede de Display levam de 24h a 48h.   As campanhas de Shopping são aprovadas após a reivindicação de url e upload do feed de produtos. 

4. Como começo a anunciar no Google?

Para começar a anunciar no Google é necessário decidir o valor do investimento e encontrar conhecer a melhor estratégia de acordo com o público-alvo, mercado e com as oportunidades específicas em cada negócio. A ajuda de um especialista é  fundamental para fazer um investimento seguro.

5. Preciso de foto e descrição de produtos para todos os produtos de Shopping?

Sim. O Google exige o envio da foto e descrição para cada item  do feed de produtos locais.

6. Como o Google Analytics é usado em uma campanha de Shopping?

O Analytics demonstra quais ações tomadas pelos usuários enquanto visitavam sua vitrine local. A partir de tais dados, é possível avaliar o desempenho atual e ter insights.

7. O que é imprescindível para anunciar no Google?

Ter um site com boa usabilidade e com o carregamento rápido. Se você já utiliza estratégias de otimização de sites em SEO, essa pode ser uma boa oportunidade para conseguir resultados ainda melhores. 

8. Como anunciar no Google Shopping?

O primeiro passo é configurar o arquivo xml com todas as informações necessárias dos produtos. Algumas plataformas de lojas virtuais já disponibilizam essas informações. Depois, é preciso fazer o cadastro no Google Merchant Center e realizar o upload do arquivo xml.  A conta do Google Ads precisa ser vinculada para que as campanhas possam ser iniciadas. Para conseguir resultados efetivos, consulte um especialista em Ads.

9. Quais os tipos de metas de campanhas Shopping?

As campanhas de Google Shopping podem ter como meta os seguintes objetivos: vendas, leads ou tráfego de site. Algumas campanhas Ads para Shopping não possuem objetivos definidos, isso permite mais liberdade para personalização do anúncio.

10. Os anúncios de Shopping não utilizam palavras-chave?

Não é possível segmentar as campanhas de anúncios de Google Shopping por palavras-chave. No entanto, a negativação de alguns termos pode ser feita para que os anúncios não apareçam como resultados em pesquisas específicas.

11. Como otimizar as campanhas de Google Shopping?

Para conseguir bons resultados os títulos e descrição dos anúncios devem ser atrativos. O monitoramento regular  é indispensável para identificar problemas e oportunidades.

12. O que é Google Merchant Center?

O Google Merchant Center funciona como um estoque da loja. Todos os produtos devem estar atrelados a ele. Se um produto é reprovado no Google Merchant Center ele não pode ser trabalhado em campanhas de Ads. Para registrar-se no Google Merchant Center é preciso ter uma conta do Gmail ou utilizar a própria conta do Google Ads e, em seguida, fazer a verificação da url para provar para o Google a propriedade do site. Uma das formas de verificação da url é através da instalação do tag manager e  outra por meio da utilização de um código específico fornecido pelo próprio Merchant Center. Depois da verificação, o procedimento de reivindicação de url deve ser feito de dentro da própria plataforma do Merchant Center.

Conheça mais sobre a estratégia Shopping, entre em contato

Entre em contato