Blog

Você conhece o Rank Brain? Saiba como isso pode impactar sua estratégia de SEO

Blog

O Rank Brain, lançado em 2015, é um algoritmo de inteligência artificial e aprendizagem mecânica da Google. Ele tem grande importância em um novo jeito de pensar nas técnicas de SEO.

Esse algoritmo foi criado com  intuito de deixar o famoso buscador google cada vez mais eficiente ao apresentar respostas às buscas do usuário. No entanto, para que os resultados sejam aprimorados é necessário atualizações frequentes em seus algoritmos, e assim nasceu o Rank Brain.

A tecnologia do Rank Brain faz com que esse algoritmo aprenda tudo sobre seu comportamento e classifique as páginas da web. O mecanismo é considerado pelo próprio Google um dos fatores mais importantes de ranqueamento, atrás de links e conteúdo.

Se você já leu sobre anúncios google, consultoria seo mas está interessado em tudo que pode influenciar nas estratégias de marketing digital, continue lendo nosso post.

 

Como funciona o Rank Brain 

De maneira geral, o mecanismo Rank Brain interpreta a busca de um usuário em meio de várias possibilidades e oferece o melhor resultado dentro da interpretação mais relevante.

Por exemplo, se você faz uma busca genérica como  “Qual o jogo de hoje?”, o Google interpreta que você quer saber sobre futebol e te apresenta os resultados mais relevantes.

Essa interpretação, de que você quer saber sobre futebol, é possível somente por que o Google se baseia no seu comportamento com os resultados de busca. Se você fica bastante tempo em um site, a relevância daquela página para a palavra de busca sobre, caso você saia rapidamente, o contrário acontece.

 

Esse novo mecanismo permite ainda a interpretação de buscas complexas que contém várias palavras e que aparentemente são desconexas. E é também capaz de mostrar resultados de sinônimos da palavra-chave!

Em resumo, o buscador entende o contexto da sua busca de acordo com o seu comportamento e o comportamento de outros usuários que pesquisam pela mesma palavra-chave.

 O que Rank Brain tem a ver com SEO 

A otimização de SEO é focada em palavras long-tail, ou seja, palavras de cauda longa, com direcionamento mais específico e portanto de baixa concorrência. Por outro lado, o ranqueamento do Rank Brain leva em consideração, prioritariamente, a experiência do usuário.

Significa dizer  que o consultor seo precisa entender os interesses do público de um segmento e passe a produzir conteúdos de acordo com as preferências do usuário.

O Rank Brain também ajuda  a manter um o ranqueamento de uma página a partir de um bom trabalho SEO, com o uso eficiente de palavra-chave, links e tags.

Portanto, para alcançar boas performances o ideal é focar as ferramentas SEO para produzir  conteúdos de acordo com o interesse dos usuário, ou seja, é necessário levar em consideração as duas técnicas para obter melhores resultados.

Procure uma agência de marketing digital para alavancar os resultados da sua empresa no mundo digital. Somente profissionais especialistas têm o conhecimento necessário para trabalhar com links patrocinados, otimização de sites e criação de landing page de maneira assertiva e eficaz.