Blog

Seu site caiu no ranking do Google? Saiba o que fazer para recuperar posições!

Blog

O Google passou a rebaixar em seus resultados de busca os sites que não atendam aos requisitos mobile, e isso rendeu uma queda de tráfego em sites que não são responsivos.

Além disso, uma pesquisa recente mostrou que 74% das pessoas estão mais propensas a voltar para um site, se for adequado para celulares e tablets.
Sabendo disso, fica óbvio que uma das tarefas mais importantes para manter os resultados e não sofrer queda no ranking, é adaptar o seu site para o mobile e corresponder aos requisitos básicos do Google – principalmente relacionados a otimização de sites.

Por onde começar a recuperar seus resultados e subir posições?

Antes de começar a agir, você deve analisar alguns dados sobre a sua queda de ranqueamento para saber “quanto” o ranking do seu site caiu e descobrir porque sua página está sofrendo essa queda a partir de comparações com outros sites que estiverem nas primeiras posições.
Não se limite a pesquisas no Google! Para ter dados empíricos sobre o ranking atual, você deve usar ferramentas específicas para isso.

Lembre-se que o ranking de resultados em dispositivos móveis pode ser diferente do ranking de computadores. Aproveite para avaliar os dois!

Motivos para queda no ranking

Além da falta de adesão às características para mobile, pode ser que seu site tenha sido penalizado.
Existem muitos fatores que implicam em penalizações e, como são atualizados constantemente, compreender os algoritmos do Google não é uma tarefa fácil. Dessa forma, mesmo que seu site não tenha sido penalizado, acompanhe as mudanças das atualizações para não sofrer penalizações futuramente.
É possível receber uma penalidade manual – recebimento de uma notificação no Google Webmaster Tools – ou uma penalidade algorítmica. A única forma de identificar a penalidade algorítmica é entendendo como os algoritmos do Google funcionam.
Para voltar a ter resultados e subir no ranking, basta remover ou consertar o que causou a penalidade!

Aposte nos links!

Os links patrocinados são como moedas de ouro da consultoria SEO, porque são responsáveis pela “compra” de autoridade.
Assim, não é difícil encontrar um forte perfil de links relacionado a altas posições no ranking. Por isso você precisa garantir que o seu perfil esteja recheado de links e faça auditoria para monitorar links ruins!
Quando a auditoria de links verificar que você perdeu alguns links, procure quais foram os sites que removeram seu link. Vale a pena fazer contato com os responsáveis pelo canal e perguntar se podem adicionar mais uma vez um link para o seu site e continuar uma parceria.

Conte com a Webfoco!

A Webfoco tem o que você precisa para aperfeiçoar seu site e te ajudar a não só recuperar boas posições no Google, como também mantê-las, aplicando técnicas de marketing digital.
Acesse o site para saber mais sobre nossas soluções e conhecer melhor a empresa!