Blog

Saiba como diferenciar as estratégias de SEO e SEM

Blog

Saiba como diferenciar as estratégias de SEO e SEM

SEO X SEM: Descubra a diferença que tem por trás dessas duas siglas

Quando o assunto é marketing digital a diferença entre SEO (link orgânico) e SEM (link patrocinado) podem gerar dúvidas. Apesar de basicamente apresentarem o mesmo objetivo geral, que seria gerar mais “leads” ou potenciais clientes para as empresas, existem algumas diferenças entre elas que permitem seguir dois caminhos distintos dependendo de qual dos dois modelos se escolha utilizar.

O consultoria SEO é a estratégia de usar o conteúdo de um site, redes sociais dentre outros, de maneira a melhorar o ranking do site em resultados da busca orgânica (gratuita) nos mecanismos de pesquisa. Esses motores de buscas avaliam todos esses fatores – dentro do seu algoritmo de relevância – no momento em que posiciona o site no ranking de busca para determinada palavra-chave.

Já o SEM, ou links patrocinados analisa e planeja as estratégias pagas, isto é, o investimento em anúncios e não somente em conteúdo para estar melhor posicionada no Google. Nesse caso, é o anúncio  que vai atrair potenciais consumidores por meio de ações conjugadas como anúncios personalizados com diferenciais. Além disso, com a estratégia do SEM o resultado é imediato, uma vez ativada a campanha com a estrutura de palavras-chave definida, é possível ver o impacto em tráfego e visibilidade no Google.

Uma campanha de SEM é capaz de “forçar” o Google a posicionar o site entre os primeiros resultados para algumas palavras-chave realmente competitivas, dessa forma a visibilidade é ampliada e o aumento do tráfego é nítido. Entretanto os efeitos da campanha de SEM não são tão constantes e “duráveis” se comparado ao SEO (exceto se o orçamento de marketing for ilimitado).

Por outro lado, as ações de SEO leva em consideração a alta relevância dos sites e os resultados da otimização aparecem de  médio a longo prazo (a partir de 6 meses). Além disso, os ajustes realizados para otimizar o conteúdo do site e relações online terão um impacto constante e a longo prazo no posicionamento do site.

As empresas vem se destacando nos melhores posicionamentos dentro das páginas de mecanismos de buscas graças a ação do SEM e do SEO, muita das vezes com essas ações conjugadas que atingem um melhor resultado em alguns aspectos, como: na visibilidade para todas as palavras-chave do nicho, incluindo as mais competitivas; direcionamento para um público muito específico e dentre outras que permitem potencializar a presença digital da empresa com o aumento do tráfego.

Confira ainda nossas matérias: “Traduzindo de maneira descomplicada o que é SEO” e “Desvende de maneira prática a sigla SEM”.