Blog

Saiba como criar estratégias de marketing no google maps

Na Mídia

O marketing digital, resumidamente, são estratégias de comunicação que têm o intuito de atrair clientes e converter vendas via meios digitais. Entre tantas ações relacionadas com anunciar no Google, o Google Maps destaca-se por sua eficiência em resultados locais.

De acordo com os dados apresentados pelo Google em comemoração aos 15 anos do aplicativo — o recurso apresenta 1 bilhão de usuários ativos por mês e apresenta mapas de mais de 220 países e territórios.

Diante desses números, saber como criar estratégias de marketing digital neste aplicativo é fundamental.

Acompanhe o blog da Webfoco e veja as dicas que separamos para você!

O que é Google Maps?

Antes de iniciar qualquer estratégia em uma agência de marketing digital, é interessante entender o conceito básico das ferramentas que deseja trabalhar, seja ela consultoria SEO ou divulgar no google.

Afinal, você sabe o que é Google Maps? O conceito básico desta ferramenta completa é caracterizado por um serviço de mapeamento de imagens, comando de voz, satélite, condições de tráfego em tempo real e planejamento de rotas para diferentes tipos de transportes (transporte público, veículo particular, bicicleta, trajetos a pé, entre outros).

Como o Google Maps pode ajudar o meu negócio?

Quando observamos somente o básico sobre uma campanha Google Maps, deixamos de ter a percepção de pequenos detalhes que são extremamente relevantes.

O aplicativo fornece para centenas de usuários informações sobre empresas com locais físicos durante o percurso, ou com instruções diretas proporcionadas pela botão de “como chegar lá”.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em 2018, 69% dos consumidores brasileiros usam o botão de “como chegar” para encontrar pequenas, médias e grandes empresas.

A pesquisa foi realizada com mais de mil usuários da plataforma entre homens e mulheres de diferentes idades residentes de todo o Brasil. Dentre tantas informações tiradas desta pesquisa, foi constatado que 68% das pessoas descobriram uma nova loja pesquisando sua categoria no Google.

Além disso, anúncios do Google proporcionam:

  • 13 vezes mais chances de ser escolhido;
  • 5 vezes mais intenções de compra;
  • 4 vezes são considerados “confiáveis”;

Como cadastrar minha empresa no Google Maps?

Para iniciar o marketing de performance da sua empresa e aparecer no Google Maps é preciso realizar um cadastro no Google Meu Negócio, esse será um passo primordial para ser destaque na plataforma.

  1. Verifique se há informações sobre a empresa no aplicativo;
  2. Realize o cadastro completo para que consiga divulgar no google;
  3. Após a validação do próprio Google via telefone, e-mail e/ou correspondência sobre as informações passadas, você receberá um código para concluir a inclusão da empresa no Google Maps;

É importante ressaltar que dentro do próprio Google Maps é possível anunciar no Google, criar promoções e interação com clientes. Dessa forma, com o auxílio de uma agência de SEO você poderá ficar bem ranqueado na busca orgânica e na busca local do Maps.

Como promover minha empresa no Google?

O Google Ads é o principal serviço de publicidade do Google. Para fazer anúncios do seu site, produto e serviço é necessário o auxílio de um especialista em adwords com estratégias conforme o foco do seu negócio.

Da mesma forma que no Ads, o Google Maps permite criar anúncios patrocinados para que possa ser exibido no topo da busca local. Mas, lembre-se que são diversas ações de marketing que são necessárias para criar uma boa estratégia.

Em conjunto com a campanha google ads, é importante manter as informações atualizadas, otimizar sites, alimentar comentários, avaliações positivas e garantir uma identidade visual de qualidade.  

Saiba como criar estratégias de marketing no google maps
Saiba como criar estratégias de marketing no google maps