Blog

Qual a importância de fazer marketing digital nas redes sociais da empresa?

Blog

Nenhuma estratégia de marketing está completa sem o planejamento em redes sociais, porém, é necessário entender alguns pontos para executá-lo de forma correta!

O marketing nas redes sociais é fundamental para um bom planejamento de marketing digital, porque são instrumentos essenciais para conduzir uma empresa ao sucesso.

Através delas, o relacionamento com qualquer cliente, seguidor ou prospect é direto, o que possibilita um monitoramento em tempo real, dedicando toda atenção e cuidado da forma merecida.

Seja qual for a rede social, o planejamento pode envolver tarefas como: produção e disseminação de conteúdo de marketing; disseminar informações, gestão de anúncios; ficar atento ao gerenciamento de risco; monitoramento de marca, concorrência e seguidores; mensuração de impacto; realização de promoções e sorteios.

Vantagens das Redes Sociais

A maior vantagem das redes sociais é o relacionamento! É extremamente importante entender que o perfil da sua empresa não pode ser uma simples página de promoção, sem interações ou conversas diretas com seus clientes e seguidores. São canais que possibilitam o esclarecimento de dúvidas, mostrando inovações, apresentando dicas, desmitificando rumores ligados à sua área, etc.

Esse relacionamento não é estabelecido da noite para o dia. Aí que entram as estratégias para maior engajamento do público através de publicações de conteúdos interessantes e interações.

Ainda são ideais para poder aprofundar os estudos e análises sobre os seguidores/consumidores de forma rápida para traçar os principais comportamentos e tendências do público-alvo. Também são instrumentos para reverter uma experiência negativa, já que possibilita ao vendedor entrar em contato com o consumidor insatisfeito e oferecer soluções para o que lhe causou problemas.

Saber como usar as redes sociais

Com os avanços tecnológicos que não largamos – tablets, celulares, computadores, etc -, a presença nas redes sociais deixou de ser uma novidade. Algumas empresas se destacam por entenderem como utilizá-las!

Usar todas as redes sociais pode até trazer economia de tempo (famoso copia e cola), mas nem sempre traz os resultados esperados.

Em todos os casos você terá um espaço para demonstrar suas ideias, histórias ou profissionais, e interagir com outras pessoas.
No caso do Facebook, a qualidade supera a necessidade de quantidade; enquanto para o Twitter importa manter o seguidor informado, atualizando o leitor de forma cronológica, mencionando outros perfis e respondendo os usuários.

Para o Instagram você pode priorizar conteúdos visuais informativos, promover anúncios e promoções.

O YouTube é mais interessante para divulgar vídeos de palestras em eventos, vídeos institucionais  ou vídeos curtos autoexplicativos sobre seu segmento.

Já o Linkedin é uma rede social corporativa, usada principalmente para recrutar profissionais e divulgar artigos sobre diversas atuações. Com esse instrumento você pode publicar dicas, notícias, artigos e materiais ricos em informações que contribuem para o crescimento profissional dos usuários!

Existem muitas outras redes sociais, mas apresentamos as mais utilizadas e mais eficientes para os segmentos em geral.

Se você tem intenção de traçar um planejamento de redes sociais ou quer aperfeiçoar as redes sociais do seu negócio, entre em contato com uma empresa de marketing digital, como a Webfoco que entenda bem o assunto.