Blog

Qual a diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Blog

O marketing tradicional versus o contemporâneo. Essa discussão tem chamado atenção de muitos profissionais da área da comunicação, principalmente pelo modo em que as diferenças entre ambos vêm sendo abordadas. Claro que as estratégias dos dois modelos de marketing possuem foco e método de aproximação com o cliente divergentes, porém, eles mais se complementam do que se anulam.

Enquanto o Inbound Marketing é muito usado pelo seu charme de atrair pessoas, com seus belos e pensados materiais, que fazem com que o cliente venha até nós; o Outbound Marketing é o famoso marketing de “caça”, aquele que nós vamos atrás do cliente, como rádio, TV, outdoor, telemarketing, entre outros.

Inbound Marketing é sinônimo de ganhar o interesse do consumidor

Todas as estratégias de Inbound Marketing têm o objetivo principal de despertar os olhares e o interesse dos clientes ao invés de comprá-los. Tudo começa com um planejamento – e por isso chamamos de funil -, no qual definimos todas as plataformas de divulgação e técnicas em todas as etapas até a conversão final do lead, sempre levando em consideração todos os “momentos” do cliente.

O próximo passo é a criação de conteúdo relevante para engajar o público alvo, o qual é concebido através de uma estratégia já conhecida no meio digital: a consultoria SEO. Um bom posicionamento perante os mecanismos de busca e diante dos olhares humanos depende da qualidade do texto aliada às ferramentas da estratégia, como o uso das palavras-chave, landing pages – e outros materiais – para conversão, a tecnologia do site e também a autoridade do domínio dentro do algoritmo do Google.

Ao fim da aplicação dessas técnicas, é essencial permanecer com a nutrição do lead por meio do oferecimento de informações significativas, as quais vão envolver os usuários, gerar tráfego, possibilitar mais conversões e, consequentemente, transformar os leads em possíveis clientes.

Com essas estratégias é possível fazer com que o usuário busque os produtos e serviços da sua empresa de maneira espontânea.

Outbound Marketing: uma estrutura maior e mais cara, porém funcional

Apesar de ser uma estratégia antiga de marketing, muitas empresas ainda investem nesse modelo que necessita de uma estrutura maior e mais cara. Isso acontece porque a abordagem impessoal, feita por anúncios em televisão, outdoors, banners e afins, ainda é muito valorizada por uma boa parcela da sociedade.

Outro quesito que concede uma leve vantagem ao Outbound Marketing é o contato direto com o consumidor no momento decisivo da compra. Além disso, essa estratégia retém clientes de forma mais rápida, mesmo que não tenham a mesma qualificação e nível de fidelização.

Entre as estratégias para geração de leads estão também o e-mail marketing – ainda muito usado nos dias de hoje -, mala direta, anúncios em social media e eventos.

Mas, afinal de contas, existe um modelo certo para ser escolhido? A verdade é que não existe uma resposta certa para isso. Porém, caso ambos os modelos sejam aplicados corretamente, é possível aliar algumas estratégias de Inbound e Outbound e gerar um marketing poderoso ao seu negócio.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a estratégia que está se tornando a realidade de muitas empresas: o Inbound Marketing? Então entre em contato com a equipe Webfoco. Estamos à disposição para sanar todas as suas dúvidas e aplicar as melhores estratégias de Inbound, links patrocinados e otimização de sites no seu negócio!