Blog
Principais tipos de anúncios no marketing digital

As empresas têm, basicamente, dois caminhos disponíveis para atrair clientes com o marketing digital: o tráfego orgânico e o tráfego pago. O primeiro está ligado às estratégias de conteúdo. Já no segundo, empresas pagam para exibir anúncios e ofertas em espaços de divulgação.
O maior benefício do investimento em anúncios é o retorno de resultados imediatos. Sem falar que, em determinados canais, como no Facebook e no Instagram, eles são indispensáveis, visto que o tráfego orgânico é bastante limitado nessas redes sociais.
Você sabe quais são as principais maneiras de anunciar pela internet? Acompanhe a leitura e confira!
E-mail marketing
Começamos a lista pelo clássico e-mail marketing. Diferentemente do que muitas pessoas pensam, é um meio que ainda gera resultados significantes para empresas de diversos setores. No Brasil, esse tipo de promoção de marca foi, sem dúvidas, o que mais contribuiu para a consolidação do marketing digital no país.
Links patrocinados
O termo link patrocinado se refere aos anúncios realizados nos mecanismos de busca, em especial o Google, em que predominam os textos simples. O Google Ads é a principal plataforma que permite tal modo de publicidade, sendo possível divulgar produtos e serviços nos seguintes formatos:
- CPC (custo por clique): pago apenas quando o usuário clica no anúncio.
- CPM (custo por mil impressões): pago quando o anúncio atinge mil visualizações;
- CPA (custo por ação): pago quando o usuário executa uma ação específica;
- CPV (custo por visualização): pago quando o usuário vê ou assiste o anúncio.
Postagens patrocinadas
As marcas nunca estiveram tão presentes nas redes sociais como hoje. No entanto, nos últimos anos, os algoritmos reduziram grandemente o alcance orgânico dos perfis comerciais. Para crescer comercialmente, agora é preciso investir para impulsionar conteúdos e criar postagens patrocinadas.
Cada rede social tem seu próprio serviço de publicidade. Por exemplo, o Facebook Ads e o Instagram Ads. Existem ferramentas que auxiliam a criação da propaganda, como:
- Meta Business Suite: aplicativo simplificado para quem está começando a divulgar em redes sociais;
- Business Manager (Gerenciador de Negócios): plataforma de publicidade avançada que permite, dentre outras tarefas, monitorar anúncios, fazer testes e programar ações.
Remarketing
Como o próprio nome já sugere, o Remarketing consiste em anunciar novamente para usuários que já demonstraram interesse pela sua marca. Sabe quando você visita um site de determinado segmento e de repente começa a ver ofertas do mesmo nas redes sociais? É basicamente isso.
Trata-se de uma das estratégias mais empregadas na internet, sobretudo no varejo. Os resultados são muito interessantes, visto que o anunciante expande a presença do seu comércio para vários outros canais digitais.
Anúncios nativos
Os anúncios nativos são publicidades criadas e gerenciadas pelo próprio site, sem conexão com demais plataformas. Ficam presentes, normalmente, no meio e no fim de um conteúdo relacionado ao produto ou serviço que está sendo promovido. Ou também em pop-ups.