Blog

Plataforma de e-commerce: saiba como escolher

O comércio eletrônico, bem como o marketing digital, tem crescido exponencialmente no Brasil e no mundo. Sendo assim, escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade e condizente com o seu negócio é fundamental para não perder público para os concorrentes. Afinal, é um aspecto que faz toda a diferença. Não somente no que diz respeito ao volume de vendas, mas também quanto à experiência do cliente.

No entanto, a decisão é dificultada pelo fato de existirem inúmeras opções disponíveis no mercado, que variam em preços e possibilidades. É por isso que elencamos pontos de atenção cruciais para não errar em sua escolha. Preparado? Então, vamos lá!

Analise a ferramenta como um usuário

É comum que, no momento de escolher a plataforma para loja virtual, o empresário se concentre em funcionalidades que vão simplificar sua vida. O problema é que aí acaba deixando de lado a experiência do cliente, que é mais importante. Portanto, a primeira dica é analisar as opções sob a ótica do usuário.

Para tanto, faça as seguintes perguntas: o carregamento da página é rápido? O site é fácil de navegar e conta com layout agradável? No sistema de visualização de fotos dá para o consumidor ampliar os produtos? O carrinho de compras é eficiente? Todas as questões são essenciais para oferecer uma experiência completa e satisfatória.

Além disso, verifique se a plataforma que você está considerando permite o uso de diferentes meios de pagamentos. Também se há integração para logística com os Correios ou com a transportadora que seu negócio utiliza.

Verifique se atende as demandas de SEO

Contempladas as necessidades do usuário, é preciso verificar se a plataforma de e-commerce atende às demandas da marca, especialmente no que diz respeito às estratégias de SEO. Afinal, o SEO é uma das formas mais eficazes de expor seu produto ou serviço a potenciais clientes. Quando ele não é implementado, a chance de sua página aparecer bem posicionada na busca orgânica é quase nula. 

Isso significa menos acessos e, naturalmente, menos vendas. Ou seja, certifique-se de que a opção escolhida permita:

  • Alteração de títulos das páginas;
  • Redirecionamentos;
  • Integração com Google Analytics;
  • Edição das meta descriptions;
  • Criação de URLs amigáveis;
  • Inclusão de tags canonicals.

Considere as particularidades da sua empresa

Obviamente, é necessário levar em consideração as necessidades específicas do seu negócio. Caso o segmento seja moda, com venda de roupas e calçados, por exemplo, a ferramenta deve possibilitar a inserção de um mesmo produto com características variadas, como cor e numeração. 

No setor de acessórios para aparelhos tecnológicos, um mesmo item deve ser cadastrado diversas vezes, conforme o modelo e a marca do celular, exemplificando. Ou seja, é importante buscar uma solução adequada para o que você oferece.

Para gerenciar suas ações, pode contar com uma agência de marketing digital como a Webfoco, que é referência na área! Trabalhamos, principalmente, com a otimização de sites, marketing de performance e link patrocinado.