Blog

O que fazer quando um site é suspenso pelo Google

Blog

A Webfoco, parceira Google Premier e há 10 anos no mercado do marketing digital, te dá as dicas do que fazer caso seu site é suspenso pelo Google. Confira!

O que fazer quando a campanha é suspensa pelo AdWords
O que fazer quando a campanha é suspensa pelo AdWords

Um site pode ser suspenso pelo Google Adwords, ou seja, proibido de anunciar em links patrocinados do Google, por diversos motivos, mas a questão é:

Fui suspenso pelo Google. E agora?

Em primeiro lugar, é preciso saber o motivo que fez o site ser suspenso dos links patrocinados.
Um bom começo é verificar se o seu produto ou serviço está na lista de Produtos e Serviços restritos pela política do Google Adwords. Dentre as principais limitações estão os anúncios de:

– Mercadorias falsificadas ou réplicas;
– Produtos do Tabaco;
– Cassinos e jogos de azar;
– Remédios (que exijam receitas médicas);
– Bebidas (Álcool);
– Preconceito ou violência;
– Armas;
– Serviços sexuais;
– Espécies ameaçadas;
– Fogos de artifício;
– Drogas e instrumentos para uso de drogas;
– Aborto;
– Documentos falsificados.

Após verificar esta lista, o próximo passo é examinar a transparência e a privacidade de seu site. Transparência e privacidade são princípios básicos para o Google. Usuários devem saber identificar claramente o que está por trás de seu anúncio, e seu site deve mostrar expressamente informações sobre a coleta de informações.

Mas, afinal, o que preciso verificar em relação à transparência e à privacidade?
Em primeiro lugar, veja se não “exagerou no marketing” ou se está sendo claro com o usuário. Esses são erros comuns que muitas vezes causam a suspensão de sites.

Faça as seguintes perguntas em relação ao seu site:

Faço promessas exageradas em relação ao meu produto ou serviço?
Os resultados e benfeitorias funcionarão exatamente de forma igual para qualquer contratante?
É realmente necessário coletar informações do usuário?
Estou informando o que vou fazer com as informações coletadas dos usuários?
Se você estiver se perguntando: “Mas por que agora, se já estou anunciando há semanas, meses ou anos?” A resposta é: Porque só agora o Google “pegou” seu site.

E se, além disso, pensar: “Mas não é justo! Meu concorrente usa a mesma estratégia e continua anunciando”. A questão é: Ou o site dele também será suspenso em breve ou é melhor você se preocupar apenas com o seu site.

Desde o ano passado o Google vem intensificando a suspensão de sites, fazendo valer suas políticas de privacidade. As políticas sempre existiram, mas elas nem sempre foram aplicadas pelo Google a todos os sites. Na minha opinião, isso acontecia devido ao grande número de sites e ao pequeno número de “colaboradores” para verificar possíveis infrações.

No ano passado, milhares de sites no mundo todo foram suspensos por não serem transparentes quanto ao oferecido ou por não informarem claramente as políticas de privacidade. Foram suspensos diversos sites que ofereciam fórmulas mágicas para ganhar dinheiro, perder peso, ganhar músculos, etc.

Além disso, sites que exigiam do usuário o envio de informações, como nome e e-mail para oferecer algo grátis ou para dar continuidade na navegação, foram “riscados do mapa”.

Como mencionei no início, essas são as principais causas que fazem um site ser banido, mas não são as únicas. Sugiro a leitura minuciosa de toda a política de privacidade do Google.

Após descobrir o porquê da suspensão, faça as alterações necessárias que, com certeza, seu site irá receber a permissão novamente.

É também relevante entrar em contato com a Equipe do Google, seja por e-mail ou telefone. Eles podem te ajudar, indicando (às vezes de forma subjetiva) as mudanças necessárias para que seu site seja aceito novamente.