Blog

O que é persona e por que é importante para o meu negócio?

Na Mídia

Se você já iniciou uma busca sobre as vertentes do marketing digital, já se deparou com a importância em ter uma persona da sua empresa. Persona nada mais é do que a criação de um personagem específico sobre o cliente da sua empresa.

Quem criou o conceito de personas foi Alan Cooper, designer e programador de softwares, ao desenvolver um sistema de gerenciamento de projetos em 1983. O objetivo principal é entender o cliente real, suas dúvidas, necessidades e dores.

O que é persona de uma empresa?

Para que possa acontecer esse entendimento de persona,  é preciso muito estudo sobre os dados reais do seu público: comportamento, problemas e classe social são apenas alguns dos pontos que devem ser levantados.

O termo e estratégia voltados para buyer persona é uma ferramenta de segmentação de mercado base de qualquer agência de marketing. Baseado em dados reais, a criação de um personagem semi-fictício representa o cliente ideal específico de um negócio em particular.

Diferença entre persona e público alvo

A definição de persona pode ter te deixado confuso com o termo de público alvo, mas há uma diferença fundamental: objetividade. O conceito de persona está relacionado com uma estratégia com foco total em criar o cliente ideal da sua empresa e segmento.

As campanhas para uma massa de consumidores são consideradas como público-alvo, mas é bem mais assertivo apostar na segmentação de mercado por idade, classe social, gênero, renda, escolaridade e interesses, por exemplo. Esse é o papel da criação de uma persona.

Persona x Público-alvo

  • Objetividade x Definição ampla;
  • Personagem detalhado x Conjunto de pessoas;
  • Detalhamento comportamentais x Não há especificação;
  • Consumidor ideal x Generalização;

Auxílio no marketing digital da sua empresa

Sendo assim, uma agência de marketing digital em São Paulo ou em qualquer outra região tem a importante missão de criar estratégias alinhadas ao público específico da empresa e capazes de atender suas demandas.

Por isso, com o inbound marketing, marketing de conteúdo ou qualquer trabalho de uma agência de marketing, é essencial ter esse embasamento principal, seja uma empresa de SEO ou com foco em divulgar no google.

Será como uma base para o desenvolvimento de toda e qualquer estratégia de uma agência de marketing digital. Veja algumas:

 

  • Campanha Google;
  • Design de mídias e plataformas;
  • Linguagem dos conteúdos para otimizar sites e blog’s;
  • Produção de conteúdo em vídeo;
  • Linguagem e periodicidade de e-mail marketing;
  • Anúncios no Facebook e Instagram.

Webfoco — Sua agência de marketing digital

Deseja melhorar o Inbound Marketing da sua empresa através das mídias sociais e ter um alcance de público muito maior? Entre em contato com a nossa equipe e conte com a estratégia de marketing de performance da Webfoco. 

O que é persona e por que é importante para o meu negócio?
O que é persona e por que é importante para o meu negócio?