Blog

Mudança no Keyword Planner: saiba como afeta a sua campanha

Blog

Mudança no Keyword Planner: saiba como afeta a sua campanha

Google Keyword Planner faz mudança e passa a limitar dados para anunciantes com baixos investimentos

 

Recentemente foi divulgado que a ferramenta Keyword Planner Tool – recurso do Google AdWords -, lançaria dados limitados para os anunciantes com baixos investimentos mensais na publicidade. O anúncio foi recebido com certo desconforto de quem trabalha com consultoria seo

Isso porque o Keyword Planner é um importante recurso que planeja palavras-chave gratuitamente pelo Google AdWords, tanto para anunciantes experientes como iniciantes. A ferramenta permite pesquisar ideias de palavras-chave e até mesmo criar uma nova lista. Uma boa pesquisa de palavras-chave pode ser a diferença entre o site da sua empresa aparecer na primeira página do Google ou nas seguintes.

Com a atualização os dados são limitados a variações de volume de buscas em vez de um número específico, ou seja, agora os intervalos de dados são com base em quanto é gasto em anúncios e com qual frequência utiliza a ferramenta. Usuários considerados como “low-spenders” irão consultar os valores como variações, por exemplo “1 – 100”, “100 – 1k” etc. Para quem anuncia em larga escala, não haverá mudanças.

A notícia foi recebida com desconforto por aqueles que trabalham com SEO e questionada se a ação de divulgar menos informações poderia ser benéfico para alguém, especialmente negócios pequenos. Uma vez que necessitam de dados precisos antes de se comprometerem com um orçamento mais alto.

Em nota, a companhia divulgou que a atualização foi feita visando “dar aos anunciantes os dados de que precisam para otimizar suas contas, enquanto previne que robôs e outros serviços façam uso abusivo do Keyword Planner”. Acrescenta ainda que, apesar de o volume de buscas ser indicado de maneira aproximada, ainda oferece uma visão precisa e útil de quantos cliques e impressões cada palavra-chave pode receber.

Algumas empresas já indicam alternativas, especialmente para pequenos negócios, para contornar essa situação e não perder informações para investir nas palavras-chave corretas, como é o caso da Search Engine Journal.

É recomendado para quem trabalha com SEO a ferramenta de previsão (forecasting) que o Keyword Planner possui. Ela ajuda a determinar um orçamento e a selecionar palavras-chave. Além dessa alternativa, utilizar ferramentas que oferecem pesquisa de palavras-chave também é uma saída, como o SEMrush, plataforma de análise de palavras-chave de sites, blogs, portais permitem mensurar a presença do Google e descobrir quais palavras geram tráfego para o site, além de consultar o custo por clique de cada termo. O problema, aqui, é que a maioria dessas ferramentas são pagas.

Links relacionados:

Como escolher sua empresa de Links Patrocinados

6 dicas matadoras pra ajudar você melhorar suas vendas