Blog

Marketing Digital: o que é e como funciona

No começo da Internet, os sistemas eram bem limitados e as páginas muito simples. Não havia canais de interação entre empresa-cliente e, desse modo, a comunicação se dava de forma unilateral. Igual métodos tradicionais de marketing. Mas com a evolução dessa tecnologia, o Marketing Digital começou a dar as caras.
O absurdo crescimento no número de usuários no universo online fez com que as empresas investissem cada vez mais nesse setor até que ele se tornasse uma ferramenta imprescindível.

Afinal, o que é o Marketing Digital?

Não tem mistério sobre o que é Marketing Digital: publicidade feita em ambiente digital, permitindo que os negócios se aproximem mais do seu público-alvo.
Além de facilitar tal comunicação de maneira direta e personalizada, outro ponto que se destaca é a análise dos indicadores de performance (KPIs). Ela possibilita que os profissionais identifiquem quando uma campanha está no caminho certo ou não e, a partir disso, é possível realizar os ajustes necessários.
Podemos, então, resumir o conceito de Marketing Digital como um conjunto de estratégias traçadas para prospectar, atrair e converter clientes no meio online. Através dos recursos, é capaz de atingir todos os objetivos de forma mais eficiente, usando diversos canais da Internet, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing e por aí vai.

Marketing Digital: como funciona?

Bom, vamos ao ponto clichê. O Marketing Digital é excelente para fortalecer a marca e, naturalmente, realizar um grande número de vendas!
Indo mais a fundo, todos sabemos que a Internet é muito mais dinâmica, certo? A ver pelas redes sociais. A empresa pode criar uma ação ou se posicionar diante de algum acontecimento e ter milhares (talvez, milhões) de feedbacks de consumidores em tempo real. Só nisso ela já tem um termômetro para medir a aceitação do conteúdo.
Ademais, no âmbito digital, é muito mais fácil e mais preciso medir e mensurar os resultados das estratégias adotadas. Dá, por exemplo, para ajustar certas ações durante a execução da campanha, quando se percebe que os objetivos não estão sendo alcançados. Isso no modelo tradicional já não é tão simples assim.
No Marketing Digital, existem inúmeras estratégias complexas, tais como Google Ads, SEO, gerenciamento de mídias, entre muitas outras. É interessante procurar saber melhor sobre cada uma.

A importância do investimento no mundo virtual

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, cerca de 81% dos brasileiros com 10 anos ou mais já têm acesso à Internet. Os brasileiros ainda estão em terceiro lugar no ranking das populações que ficam meio tempo conectadas por dia. Aí fica fácil entender a importância de investir no ambiente digital, não?
A verdade é que o Marketing Digital ajuda a todos, microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte, auxiliando na busca por mais oportunidades de negócio. É um universo gigantesco que traz muitas vantagens, como menor preço, maior alcance, segmentação e mensuração de resultados.
Curtiu a ideia de entrar de vez para o mercado online? Venha com a Webfoco+Pippe, referência no assunto!