Blog

A mais nova aposta de Marketing: Pokémon Go

Blog

Na última quarta-feira, 3, foi lançado no Brasil um dos jogos mobile mais esperados: o Pokémon Go. Disponível em quase 60 países no mundo, o jogo desenvolvido pela Niantic Labs em parceria com a Nintendo   resgata uma febre midiática da virada do século 20 e traz inovações sem igual fazendo uso de recursos tecnológicos modernos, como o GPS.

Em menos de 24 horas após o tão esperado lançamento no Brasil, Pokémon Go já atingiu o 1º lugar da App Store, loja virtual de aplicativos para aparelhos Apple. Para o sistema Android em menos de 24 horas, somaram mais de 50 milhões de usuários baixando o game.

Alcance Global

O jogo mobile que vem ganhando espaço no mundo todo e provocando “êxtase virtual” que não é mais de exclusividade de um nicho, já conta banimento em um país: no Irã. Mas esse fato não abalou, por enquanto, os lucros da desenvolvedora Niantic, que arrecadou cerca de US$ 160 milhões com o app disponível tanto em Google Play como App Store, em menos de 30 dias, de acordo com dados divulgados pela Sense Tower.

Pokémon Go é o jogo que já alcançou a incrível marca de 100 milhões de downloads em escala global. O game de realidade aumentada já conta com patrocinador oficial, o McDonald’s que aposta no novo jogo como mais um meio de marketing para promover ainda mais a marca e os seus produtos em escala mundial.

A mais nova ação de Marketing das empresas

A exemplo da rede de fast-food – McDonald’s – em apenas 1 semana as ações da multinacional dispararam nas bolsas de valores. O game se tornou a mais recente ferramenta de promessa ou tentativa das empresas de atraírem tráfego para o ponto de venda, propiciarem ambientes favoráveis para tópicos de conversação nas redes sociais e ainda estabelecerem relação com os clientes.

A ação de marketing utilizada pelas empresas abrange alguns métodos, um deles é a partir da ativação simples do “módulo atração” disponível na loja do jogo, que pode ser comprada com “pokécoins” – adquiridos com dinheiro, enquadrando em uma das apostas para lucrar com o game.

A exemplo de sucesso dessas ações, nos Estados Unidos já foram contabilizados estabelecimentos que aumentaram em mais de 70% nas vendas em um fim de semana.

Antes mesmo de ser tornar concreta, a novidade do Pokémon Go já é considerada a mina de ouro para empresas de todos os segmentos, desde de companhias áreas como a Azul – que lançou a propaganda “Capture a sua tarifa”, disponibilizando mil assentos gratuitos para trechos domésticos – , até shopping, e restaurantes que apostam em estratégias para aumentar as vendas com a ativação do item de atração de pokémons.

Agora está em suas mãos!

Aproveite da melhor forma toda essa convergência de pessoas para o game, e comande o crescimento do seu negócio.

Não se esqueça de traçar uma estratégia para atingir excelentes resultados.  Para saber mais sobre como usar as redes sociais em favor das suas estratégias de marketing digital, entre em contato com a Webfoco!

Um abraço e até mais!