Blog

Google libera atualizações para Chrome no Android

Blog

Google libera atualizações para Chrome no Android

Melhorias para o Android incluem economia de dados; veja também a novidade para IOS que ganha “modo anônimo” protegido por biometria

Na última terça feira (30) o Google anunciou no blog oficial melhorias para navegação no Chrome visando uma plataforma melhor para todos os usuários aproveitarem a internet móvel. Reforçando ainda mais a necessidade do site de uma empresa ser responsivo (adaptável para mobile). As novas funções do navegador são direcionadas para economizar dados, fazer downloads e navegar  independente do telefone ou da rede que o usuário possui.

A primeira modificação que foi desenvolvida é o Data Saver que auxilia para economizar dados e aproveitar melhor o conteúdo. O recurso permite comprimir as imagens e textos que o usuário acessar, economizando até 60% dos dados, sem modificar o conteúdo.

O Data Saver é apresentada como uma excelente ferramenta que promete solucionar muitos dos desafios do custo alto dos planos de dados e conexões lentas dos usuários privando muitas vezes, o máximo aproveitamento da navegação.

A tecnologia ainda também é aplicada aos vídeos permitindo a economia de até 67% dos dados ao assistir a um, no Chrome, em formato MP4. Além disso, o recurso inteligente identifica quando o usuário está conectado a uma rede lenta, e automaticamente otimiza os sites HTTP, preservando apenas o essencial. O mais incrível disso tudo, é que essas páginas otimizadas economizam até 90% dos dados e o tempo de carregamento é duas vezes mais rápido.

A empresa ainda alerta o usuário que com a configuração ativada (Poupança de dados), alguns websites podem ter dificuldades em encontrar a localização, algumas imagens podem aparecer distorcidas, e provavelmente os Websites restritos a determinados grupos, como os sites internos da sua empresa, não sejam carregados.

O Google encontrou também uma opção para melhor experiência do usuário com downloads. O recurso consiste em realizar uma espécie de salvar temporariamente a página, música, foto ou vídeo para ser consultado quando a conexão for restabelecida. A função permite que não seja necessário reiniciar o download caso a rede caia, mesmo quando se tratar de um grande arquivo de vídeo.

Pensando em facilitar a vida do usuário, foi criado um novo menu, dentro do próprio Chrome. Seja um artigo ou um trailer de um filme para ver no caminho para casa, agora o usuário conta com a praticidade de acessá-lo mesmo offline. De acordo com Rahul Roy-Chowdhury, vice presidente de produtos do Google, os Os downloads já estão disponíveis no Chrome Beta e, em breve, para os usuários do Chrome em todos os lugares.

A novidade para os conteúdos no Chrome se apresentam como uma ferramenta inteligente que aprende e indica materiais de interesse do usuário a partir das preferências do usuários ou os sites mais visitados.

Para os usuários de sistemas IOS já podem usufruir da nova ferramenta lançada para o aplicativo do Google, que permite realizar pesquisas no buscador de modo anônimo (sem que os dados sejam gravados), e também possibilita “esconder” essas buscas com proteção biométrica. Isso porque o aplicativo não fecha automaticamente as abas anônimas quando ele é desligado. Por conveniência, elas continuam abertas para o usuário. Com a proteção biométrica, no entanto, é possível fazer com que essas abas anônimas só apareçam após a autenticação do usuário.

Todas as melhorias realizadas pelo Google interferem diretamente em estratégias de marketing digital. Para conhecer mais sobre o assunto e investir nesse tipo de serviço, entre em contato com a Webfoco!