Blog

Filmes e séries sobre marketing para você se inspirar

Blog

Os filmes, séries e documentários costumam ser uma bela fonte de distração e diversão naqueles finais de semana livres. No entanto, determinadas obras também podem trazer lições valiosas para empreendedores, principalmente no que diz respeito ao marketing digital e tradicional. 

Pensando nisso, fizemos uma seleção de histórias que, com certeza, vão levar muito conhecimento e inspiração para você. Confira!

Fome de poder

Ray Kroc é responsável por tornar o McDonald’s um grande império do fast-food. Determinando e extremamente inteligente, o empresário norte-americano utilizou métodos controversos e amorais para fazer seu negócio crescer. No filme, observamos a história real por trás da rede de alimentos, mas também aprendemos muito sobre construção de marca, o ponto crucial do sucesso mundial do Mc.

Steve Jobs

Steve Jobs foi, sem dúvidas, uma das mentes mais brilhantes que o mundo teve oportunidade de conhecer. Um visionário que revolucionou o mundo dos negócios e do marketing. A obra relata a trajetória de fracassos e êxitos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do universo. Vale a pena assistir!

A rede social

Com o filme “A rede social”, podemos acompanhar todas as etapas da criação do gigante da tecnologia: o Facebook. Desde a ideia, os primeiros passos, o protótipo do projeto e as confusões que envolveram os membros fundadores. É interessante enxergar como uma simples ferramenta virtual passou para os maiores conglomerados de tecnologia.

Hoje, o Facebook é, além de uma rede de interação entre pessoas ao redor do mundo, uma excelente plataforma para divulgação de produtos e serviços. Principalmente, após a chegada do Facebook Ads. Portanto, recomendamos bastante compreender o desenvolvimento do líder absoluto de usuários.

Obrigado por fumar

“Obrigado por fumar” é ideal para quem deseja aprender sobre persuasão e criação de narrativas para vender produtos e ideias. Na sátira americana, Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana. Através de técnicas persuasivas e de storytelling, ele convence as pessoas de que um produto nocivo, como é o caso do cigarro, pode ser bom para elas. 

Haja dom, não é mesmo? A prática é parecida com o que chamamos atualmente de copywriting em marketing digital.

Mad Men: inventando a verdade

Agora falando de séries, “Mad Men” mostra os bastidores de uma agência de marketing e publicidade dos anos 60. Bem como ocorre a criação de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através de seus serviços. Ao longo do enredo, absorve dicas sobre desafios, estratégias e até mesmo intrigas dentro de uma empresa do gênero.

Dizem, inclusive, que Don Drapper, protagonista e proprietário da agência, foi inspirado em David Ogilvy.

Art & Cop

Atenção em uma das melhores indicações dessa lista. O documentário lançado em 2009 relata como funciona a mente dos grandes gênios da publicidade da década de 1960. Passamos a conhecer o processo criativo de campanhas que impactam até hoje, como “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple.

A Webfoco + Pippe, como uma das principais agências de marketing e SEO do país, está sempre ligada em tudo que envolve o setor. Claro, compartilhamos esse conhecimento com você!