Blog

Dia dos namorados e o comportamento do consumidor em tempos de pandemia

Blog

O dia mais romântico do ano está aí: 12 de junho. O Dia dos Namorados é a data para mostrar ainda mais o carinho, presenteando quem você ama! Embora o cenário da pandemia da Covid-19 tenha provocado mudanças no comportamento do consumidor, os apaixonados continuam buscando os melhores presentes para os seus amores!

Uma pesquisa realizada pelo Google entre os dias 18 e 20 de março de 2020 com 5.514 brasileiros apontou que 75% acreditam que presentear é algo importante. Mas é claro que comprar um presente para o namorado (a) não é tão simples assim, já que as pessoas querem que o objeto transmita amor e carinho.

Por isso, o Dia dos Namorados é considerada a data comemorativa mais difícil para comprar presentes! Pensar nos gostos e estilo do parceiro para escolher algo que o agrade é um desafio!

Roupas/acessórios e produtos de beleza continuam na primeira posição das preferências dos namorados. Em seguida, estão as flores e chocolates!

Mudança no comportamento do consumidor

Com as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio do novo coronavírus, as rotinas e hábitos das pessoas tiveram que se adaptar. Fazer compras deixou de ser presencial e passaram a ser feitas através de telas de aparelhos eletrônicos. Portanto, a presença das marcas no meio digital se torna ainda mais importante.

Houve um aumento de 23,2% das compras feitas pela internet no primeiro trimestre do ano, o que representa 29% do volume transacional com cartões de crédito. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

Assim, 60% dos brasileiros afirmaram que irão mudar a forma de comprar presentes, de acordo com a pesquisa do Google.

Além das compras online, outro fator também está alterando o comportamento do consumidor. A questão financeira impacta diretamente nas compras, já que grande parte da população brasileira sofre com os efeitos negativos da Covid-19 na economia.

Como a sua empresa pode aumentar as vendas de presentes?

Com as mudanças trazidas pelo coronavírus, chegamos a uma questão: como a empresa pode aumentar as vendas de presentes para o Dia dos Namorados? A resposta é um dos verbos que as organizações estão ouvindo bastante neste período: se reinventar. 

Utilize os seus recursos, aproveite a qualidade dos produtos e invista nos links patrocinados, SEO e no marketing em geral para atrair clientes! Proporcione a melhor experiência para ele!

O Google recomenda que as empresas criem uma comunicação clara com os seus clientes. Para que eles escolham comprar o presente para o amado na sua loja, é ideal criar uma página no seu site apenas com produtos voltados para essa data.

Dependendo do segmento, algumas pessoas podem ficar com dúvidas em qual peça combina mais com o seu namorado. Que tal ajudar o apaixonado a surpreender o parceiro? Dividir os produtos de acordo com o perfil da pessoa que será presenteada facilita bastante na hora de decidir qual produto comprar!

Outra dica para você vender mais no Dia dos Namorados 2020 é pensar nas estratégias com antecedência. Como as pessoas vão comprar pela internet, é provável que pesquisem e adquiram o presente antes. Assim, terão certeza de que a mercadoria chegará a tempo do dia especial.

Para aliviar o bolso do consumidor e ajudar na fidelização, pense em algumas comodidades. Fretes grátis, desconto na próxima compra e brindes são algumas ações que estimulam o cliente a comprar na sua loja!

Invista no marketing digital e venda mais no Dia dos Namorados!

(11) 4116-6000