Blog

Como realizar a gestão de leads?

Blog

Conduzir o cliente para a etapa de vendas do funil significa que a estratégia utilizada pela sua empresa foi capaz de realizar a nutrição de leads durante toda a jornada de compra, desde a primeira interação até a conclusão do negócio. Porém, uma pesquisa realizada pelo instituto Gleanster Research apontou que 50% dos leads de uma empresa não estão no momento de compra ideal, o que – consequentemente – paralisa o processo e afeta o lucro.

Visando evitar essa interrupção no decorrer da venda e, ao mesmo tempo, incentivar as relações comerciais, o processo de nutrição dos leads surgiu com o avanço do Inbound Marketing e, rapidamente, se tornou uma estratégia dentro do sistema.

O que é a nutrição de leads?

Mas, afinal, o que é a nutrição de leads para o seu negócio? Em termos práticos, a expressão significa sustentar um relacionamento com os clientes atuais e pessoas – ou empresas – interessados no produto ou serviço oferecido e, as quais, são considerados potenciais compradores (os famosos leads), mesmo que eles não estejam no momento da compra.

Como colocar em prática a gestão dos leads?

Para atingir o objetivo principal – intensificar as vendas -, o processo utiliza de ferramentas como a definição da campanha e da buyer persona para, posteriormente, iniciar a criação de conteúdos introdutórios (fase do aprendizado) e textos mais aprofundados produzidos para a etapa de reconhecimento do problema. Em seguida, ocorre a apresentação das possíveis soluções e, por fim, a fase de avaliação e compra.

Vantagens da gestão de leads

Além de atrair e reter os potenciais clientes, mesmo àqueles que não estejam no momento da compra, o marketing e nutrição dos leads aumenta o número de oportunidades concretas no marketing; encurta o ciclo de vendas em função da educação que os leads já receberam por meio dos conteúdos e aumenta a produtividade da equipe de vendas – bem como o reconhecimento -, pois eles vão entregar leads cada vez mais qualificados.

A Webfoco, empresa de marketing digital, possui um programa de gestão de leads perfeito para sua empresa, no qual identificamos os diferentes estágios pelos quais o potencial cliente passa e, em seguida, alinhamos as informações pertinentes a serem entregues a cada estágio. Entre em contato conosco e saiba tudo sobre a geração de leads e como nutrí-los.