Blog

Como funciona o sistema de publicidade do Google?

Blog

Apesar de muitas pessoas investirem em anúncios no Google, utilizando como uma estratégia de marketing digital, poucas sabem realmente como funciona esse tipo de sistema conhecido como Google Ads. Mas, nós da Webfoco iremos resolver agora esse problema!
Preparamos este conteúdo com intuito de esclarecer os pontos básicos e principais que nutrem esse serviço responsável por divulgar anúncios no Google e alcançar mais pessoas em menos tempo.

Redes de publicidade

Você sabia que o Google está dividido entre duas redes de publicidade? Pois fique sabendo que antes de começar a investir nesse sistema, é preciso decidir qual a melhor rede de acordo com os seus objetivos para sua empresa.

  • Rede de pesquisa:
    A rede de pesquisa é responsável por divulgar seus anúncios no próprio Google – acima ou abaixo do espaço de “pesquisas relacionadas” -, no Google Maps ou em outros parceiros de pesquisa.
    É classificada pelo próprio Google como uma rede proativa, porque é usada quando as pessoas estão literalmente procurando por algo – informações, avaliações, comparações de produtos/serviços etc.
  • Rede de display:
    A rede de display exibe os anúncios em sites parceiros do Google, YouTube, Aplicativos, Blogger, entre outros. Essa já é considerada pelo Google como uma rede reativa, porque os anúncios aparecem mesmo quando o usuário não está procurando por nada. Ou seja, são forçados a ver tal anúncio enquanto estão lendo textos, vendo vídeos ou utilizando aplicativos.

Qual tipo de rede é mais eficiente para vendas?

De certa forma, a rede de pesquisa é mais propensa a ter resultados satisfatórios e atrair clientes, porque o primeiro passo depende do interesse do próprio usuário.

A principal característica dessa solução é que seus anúncios serão exibidos de acordo com as pesquisas do seu potencial público. Essas pesquisas são feitas através de palavras-chave, que são a base das campanhas desse tipo de rede. Sem dúvida nenhuma, podemos dizer que a rede proativa é uma das formas mais indicadas para aumentar as vendas e ter mais facilidade de impactar o público.
O segredo é conhecer seu alvo, porque com isso saberá quais termos (palavras-chave) eles utilizam para procurar por seus produtos e seus serviços. Dominando esses termos, saberá o momento certo de exibir o anúncio e aumentar suas chances de ter alto índice de retorno.
Apesar de ter características menos favoráveis, a rede de display não deixa de trazer resultados de vendas. Por mais que nem todos estejam no Google procurando por algo, isso não significa que os usuários não irão se interessar pelo seu produto ou serviço.
Para acertar com a rede de display é preciso mapear o perfil de seu público-alvo, descobrindo quais são os sites mais acessados, quais são os principais interesses enquanto estão navegando e atingi-los de forma específica. Essa rede é super eficiente para campanhas de branding, as quais visam fazer com que as pessoas conheçam uma marca ou reforçar a visibilidade da mesma.

Procure uma empresa especialista em marketing digital

Não perca a oportunidade de anunciar no Google para aumentar as possibilidades de visibilidade para sua marca, fazendo com que mais pessoas conheçam o seu negócio e consequentemente ter mais vendas.
Além de campanhas em Ads, você pode investir em estratégias como links patrocinados, consultoria SEO, otimização de sites, remarketing e muito mais.
Procure pela Webfoco e comece a trilhar agora mesmo o caminho para o seu sucesso!