Blog

As principais ações de marketing para atacado

O atacado é um setor que está em pleno desenvolvimento no Brasil mesmo em meio à crise e, desse modo, as marcas procuram por ações de marketing para se destacar. 

Para se ter ideia, o Ranking Abad/NielsenIQ registrou um crescimento de 7,1% do campo atacadista no Brasil, o que gerou um faturamento de R$ 308,4 bilhões. Isso teve um empurrãozinho do marketing tradicional e, claro, do marketing digital.

Para atingir resultados efetivos nas ações de marketing no atacado, é preciso de um bom planejamento, visto que esse mercado trabalha com um alto número de vendas. Para ajudar te ajudar, listamos tarefas fundamentais!

Segmentação do público

Para aumentar a efetividade do seu marketing, primeiramente é preciso fazer uma boa segmentação de clientes. Ou seja, fazer a separação dos clientes em grupos menores, utilizando aspectos comuns entre eles. Com isso, consegue oferecer uma comunicação direcionada às demandas dessas pessoas e ainda melhorar a experiência de compra.

Divulgação online e offline dos produtos

Quando falamos de atacadistas, é indispensável o investimento em publicidade tanto nos canais online quanto offline. No digital, aposte na força das redes sociais e em mídias pagas, como Google Ads, para chamar a atenção de clientes e potenciais clientes. É possível usar recursos de segmentação para falar diretamente com o seu público-alvo.

Já as mídias offline, como TV e rádio, possibilitam alcançar um número maior de pessoas. Consiste em uma estratégia perfeita para aqueles momentos em que inaugurará uma filial ou precisa dar destaque para um certo produto. No entanto, muito cuidado: deve-se gerenciar muito bem a verba e estudar os veículos para investir certeiramente. 

Calendário anual de campanhas

O setor de atacado pode aproveitar bastante as datas comemorativas, como Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. É uma bela oportunidade para incentivar ainda mais o consumo. Para facilitar o trabalho do departamento ou agência de marketing, é interessante criar um calendário anual de campanhas.

Além disso, é possível usufruir do apelo das datas para trabalhar determinadas mercadorias, sendo uma estratégia proveitosa para, por exemplo, renovar o estoque.

Análise SWOT

Todo o serviço de marketing apresenta uma análise SWOT, ferramenta que mensura as oportunidades, as forças, as ameaças e as fraquezas de um negócio ou ação. Ela pode ser utilizada, exemplificando, para avaliar as vantagens que uma empresa possui em relação aos seus concorrentes, bem como seus pontos fortes e diferenciais competitivos.

Por outro lado, busca encontrar aspectos que influenciam negativamente para, posteriormente, melhorá-los.

Blog

O blog te dá a chance de escrever sobre seu mercado de atuação, produto ou serviço para demonstrar conhecimento de causa. Então, gera autoridade para o seu negócio e, consequentemente, ajuda a vender mais. Sem falar que nele você pode empregar técnicas de SEO, que ranqueia o site nos mecanismos de busca como o Google. Esse é um dos papéis principais da Webfoco + Pippe, eleita pelo Google uma das cinco melhores agências de Mobile Marketing do mundo.