A importância da presença online para as empresas

Tempo de leitura: 2 minutos

Três modelos mais comuns de sites tem sido a melhor estratégia para marcar a presença online para as empresas

81% dos consumidores, segundo uma pesquisa realizada pelo eMarketer, tem o costume de pesquisar na internet antes de realizar uma compra. Isso explica o porquê que em 2015 as empresas têm investido mais neste meio. As PMEs criam maiores oportunidades por terem uma página na web e isto tem sido uma das estratégias mais efetivas para elas, e agora, com o crescimento mobile, a possibilidade de aumentar a presença online segue junto. Hoje, sem nenhuma dúvida, é necessário ter um site, seja para quem já tem um local físico ou pra quem está começando na sua própria casa.

Outra pesquisa, feita pela Hubshout, mostra que neste ano 64%, do setor de marketing das empresas, citam as estratégias de SEO com o desenvolvimento web como uma forma de se mostrar presente online. A dúvida é seguinte, qual tipo de site ideal para cada companhia?

Existem três tipos de modelos mais comuns que se encaixa para cada necessidade: Informativo, e-commerce e Portfólio.

Sites Informativos

Este é o mais utilizado pelas empresas que não pretendem vender pelo site, mas sim como uma apresentação da empresa e dos serviços, com informações de localização e, também, ser um canal de comunicação com o cliente.

A estrutura do site é simples, mas a sua elaboração precisa ter alguns pontos cruciais para chamar a atenção do público, como uma página inicial objetiva e com a estética chamativa, a página de contato ou atendimento, nela o objetivo é mostrar todas as formas possíveis de contato do seu cliente com a empresa e, por fim, a página de produtos ou serviços, com detalhes nas informações para seu consumidor criar uma identificação com a empresa.

Sites E-commerce

Como o próprio nome diz (comércio eletrônico), estes modelos de site são totalmente focados para a venda direta e para isto é essencial pensar nos sistemas de pagamento online, segurança, interação com os pedidos e outras informações que trate o consumidor com transparência nas transações, nos fretes, nos prazos, sobre detalhes (muitos detalhes) nos produtos e tudo que traz uma boa experiência. Também é preciso trazer as informações que o internauta não encontre dificuldades para encontrá-las e principalmente para comprar, de forma fácil e clara, atingindo a expectativa das pessoas.

Sites Portfólio

Este é o modelo que melhor se encaixa para profissionais um tanto quanto específico, como designers, fotógrafos, músicos, freelances, fotógrafos e todos aqueles que queiram apresentar seu trabalho. É importante que apresente uma boa impressão para a marca pessoal, dê destaque para os trabalhos e que o designer seja bastante criativo.

O mais importante para tudo isso é encontrar uma agencia especialista que dê atenção a todos estes pontos, cuide de tudo com afinco e trazendo oportunidades, e criando estratégias inteligentes para cada segmento.