Blog

A evolução do marketing digital

Blog

Com o advento do meio tecnológico, a internet se transformou em uma ferramenta indispensável em quase todos os âmbitos da nossa vida. Não foi diferente com o marketing. O marketing digital, que consiste em um conjunto de ações e estratégias direcionadas para a promoção de uma marca na internet, virou base para qualquer negócio.

Afinal, o meio é capaz de difundir ideias e estreitar as relações sociais em ambientes virtuais. Conheça o caminho que levou até aqui.

Surgimento

Embora a internet tenha sido criada em 1969, foi só na década de 1990 que ela começou a ser popularizada. Nesse período, marketing digital chegava um pouco tímido. No entanto, com o aumento de usuários e crescimento do acesso à internet, houve as primeiras ações de comércio eletrônico, além da criação de blogs e redes sociais. 

Ou seja, formava-se um cenário perfeito para as organizações começarem a divulgar seus produtos e serviços de uma maneira diferente. Já nos anos 2000, o marketing do universo em rede era apoiado, principalmente, pelo e-mail, e tinha como grande intuito enviar informações, notícias e novidades para os consumidores. 

Gradualmente, a internet passa a fazer parte da nossa forma de nos relacionar e comunicar com o mundo e também com as empresas. Foi possível que os clientes opinassem, sugerissem, compartilhassem experiências e, claro, pesquisassem previamente sobre as marcas.

Esse novo modo de agir e se comportar impactou profundamente o setor, fazendo com que os profissionais necessitassem criar meios de encantar e fidelizar consumidores.

A chegada do Inbound Marketing

Dentro desse cenário de revolução, vem o inbound marketing. Trata-se de um novo conceito para pensar e realizar estratégias digitais, baseado no comportamento do novo consumidor. A novidade está na ideia de que o cliente encontre a empresa, e não ao contrário, fazendo da venda de um produto ou serviço uma consequência natural.

É aí que surge o SEO, o marketing de conteúdo e o trabalho em mídias sociais, por exemplo. Todos têm sido aliados das empresas, pois promovem o rápido e simplificado diálogo entre elas e seus consumidores.

Marketing digital: uma necessidade dos dias atuais

Agora, tudo é planejado com base em estratégias de captação, fidelização e retenção de clientes. As tendências trazem um futuro de oportunidades para as empresas: novas tecnologias, inteligência artificial, análise de dados.

Não é à toa que, segundo um levantamento da GhFly, é estimado um aumento global de 61,9% no investimento em publicidade digital até 2024. O dado reforça e afirma a evolução desta ferramenta atualmente.

Dentro de uma era on-line, pode-se concluir que o marketing digital, em amplo crescimento, surgiu para trazer novas oportunidades e percepções do mundo mercadológico, amparado pela persistência e produtividade. Hoje, já é uma ferramenta indispensável no mundo dos negócios. Neste sentido, Machado de Assis estava certo: as ocasiões realizam as revoluções.

Entender a evolução do marketing digital é essencial para que as estratégias sejam planejadas e executadas corretamente. Nesse sentido, nada melhor do que contar com uma agência como a Webfoco, que realiza um serviço de excelência com SEO, link patrocinado e muitas outras áreas.